2013 e suas listas

O que o Brasil buscou em 2013

O que o Brasil buscou em 2013

Robert Fleming, protagonista do aclamado “Alta Fidelidade”, livro do britânico Nick Hornby sobre a vida de um fracassado lojista de discos em Londres, passa boa parte da trama obcecado por produzir listas. As 5 melhores músicas para ouvir numa segunda de manhã, os 5 melhores empregos, as cinco melhores faixas de abertura do lado A de um disco (sim, porque o livro foi escrito na primeira metade dos anos 90, quando o LP ainda sobrevivia e era possível ouvir música ‘por lados’).

Listas e ranking exercem um enorme poder atrativo. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. 10 passos para você perder a barriga. 1000 lugares para você conhecer antes de morrer. As 100 melhores músicas de todos os tempos. 10 segredos para enlouquecer uma mulher na cama. As 869 posições do Kama Sutra (27 das quais completamente ignoradas por este que vos escreve).

Imbuído dessa nobre sanha de produzir listas, busquei no oráculo-mor da Humanidade, o Google, quais foram os termos e assuntos mais pesquisados no Brasil em 2013, uma lista bastante representativa do que capitalizou nossas atenções neste ano que está próximo de se findar.

Eis a lista dos assuntos mais buscados pelos brasileiros em 2013:

1º – BBB13

2º – Telexfree

3º – Salve Jorge

4º – Enem 2013

5º – MC Daleste

6º – A Fazenda

7º – Pronatec

8º – Amor à Vida

9º – PEC 37

10º – BBom

É sempre perigoso generalizar, mas fica evidente que os assuntos mais buscados guardam forte relação com a pauta da grande mídia, principalmente do entretenimento, sem entrar no mérito (desnecessário) de sua qualidade. Quatro dos top 10 são programas televisivos, os reality shows Big Brother e A Fazenda, além de duas novelas globais. O episódio da morte do MC Daleste também repercutiu na rede, principalmente nas semanas em que o caso irrompeu no noticiário. Dois produtos financeiros, Telexfree e Bbom, com suas piramidais promessas de lucro fácil, também drenaram a atenção dos brasileiros, ocupando a segunda e a décima posição respectivamente. A maioria dos assuntos tem uma busca concentrada em um período específico do ano. O caso mais emblemático é o da PEC 37, cujo pico de pesquisa se deu durante a semana em que eclodiram os protestos pelo Brasil (16 a 22 de junho), num indício de que talvez muita gente estivesse protestando por algo que nem tinham muita clareza sobre o que se tratava.

Na lista de músicas, o trash popularesco domina a lista: camaro amarelo, lek, lek lek, show das poderosas, gangnam style e quadradinho de 8. Permitir-me-ei poupar meus carpos, metacarpos e falanges e não me prestar a analisar essa obtusa lista.

A tarefa ficou mais divertida quando pesquisei temas específicos. A categoria “como” é liderada pelo “como chegar”, fortemente concentrada nos Estados de SP, RJ e MG, onde a tarefa de chegar em qualquer lugar está se tornando cada dia mais difícil no emaranhado de vias entupidas. Pode ser também um reflexo da maior frota em circulação (mais gente querendo chegar a mais lugares). Interessante também é que a busca “como ganhar dinheiro” é a terceira da lista. Se com MBA e mestrado está difícil ganhar dinheiro, fico imaginando como o Google resolveria a questão, já que os resultados se concentram nas sub-categorias “como ganhar dinheiro em casa” e “como ganhar dinheiro na internet”. Ou seja, tá todo mundo querendo ganhar dinheiro, mas preferencialmente sem renunciar ao conforto da poltrona do lar. “Como perder barriga” é o quinto e “como emagrecer rápido” é o sexto termo mais buscado. Não entendo nada de nutrição, mas imagino que sair da frente do Google e ir se exercitar seja uma boa dica.

Na lista de “como fazer”, lidera o “como fazer arroz”, acompanhada por outras dúvidas culinárias complexas: como fazer brigadeiro, panqueca, cupcake e tapioca. A busca mais insólita está no quarto lugar: “como fazer sexo”, um termo com busca estável ao longo de todo o ano. Pesquisei o termo no Google, por razões puramente literárias, claro, e encontrei uma miríade de artigos e sites, desde tratados científicos sobre a arte do coito até notícias bizarras, como a da mulher que fez sexo “por engano” com o vizinho, enquanto o marido dormia no quarto ao lado por se incomodar com o barulho do ventilador (e agora vai ter que se incomodar com o peso da árvore que cresce na sua testa). Aposto que instalou um silencioso ar condicionado split no mesmo dia.

Pra quem quiser checar, a lista está disponível no link abaixo. Agora se me dão licença, vou pesquisar no Google como faço para ficar milionário e musculoso, sem sair de casa e antes que 2013 acabe.

http://www.google.com/trends/topcharts

Comentários no Facebook